segunda-feira, 10 de julho de 2017

NOSSO PARTIDO É A GUARDA PORTUÁRIA



Senhores(as) Guardas Portuários(as) do Brasil,

Manifestando-me como Presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB, tendo em vista alguns comentários negativos, com evidente abuso de retórica, embora extraordinária, devo elogiar, mas também é minha obrigação deixar claro aqui a realidade dos fatos.
Quando a ANGPB obteve a informação da Audiência Pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, o assunto ali tratado era justamente sobre portos, eventual privatização e isso nos acendeu um alerta, não só a nós mas creio que a todos aqui do grupo.
Os convidados daquela Audiência Pública eram parlamentares, empresários, sindicalistas e demais autoridades no assunto, importante deixar registrado isso.
Considerando que um dos assuntos era justamente o tratamento de portos e sua natureza essencial à nação, nada mais justo e, vou além, atém mesmo obrigatório, nossa presença.
Embora os entraves e barreiras demonstradas desde o início, conseguimos prosseguir superando uma após outra, ao passo que foi necessário uma solicitação do Deputado Arnaldo Faria de Sá para que ele, conquanto membro daquela comissão, fizesse um requerimento ao presidente para nos conceder a palavra para que, só então, pudéssemos deixar claro a natureza essencial da Guarda Portuária, demonstrando juridicamente a separação de Autoridade Portuária e Administração e gestão portuária.
Paremos — perdoem-me — com a hipocrisia! Tudo está piorando a olhos vistos. Tudo mais é conversa fiada. É um abuso de retórica, embora extraordinária, e tenho o dever de elogiar, mas também é minha obrigação deixar claro aqui que o meu respeito não é, de maneira nenhuma, uma vacina contra minha capacidade de pensar.
Deixo registrado ainda que o Deputado Arnaldo Faria de Sá é o relator da PEC 59-2007 que eleva ao nível constitucional a Guarda Portuária.
No mister que nos era devido, considerando os muitos entraves, outorgamos procuração ‘apud acta’ (para o ato) a fim de que o Dr. Gabriel Lima pudesse se manifestar juridicamente usando o espaço previamente negociado em prol da ANGPB, o que foi feito com a maestria devida.
Ressalto que o Dr. Gabriel Lima é um ex Guarda Portuário e que tem dedicado seu tempo e seu esforço em pesquisas jurídicas sobre a Guarda Portuária, e vamos além, ousamos mencionar que é alguém que se tornou especialista em segurança pública portuária, tendo escrito e participado como co-autor em vários artigos, fruto de suas pesquisas.
Informamos que no decorrer da audiência, e isso não é segredo para ninguém, os convidados usaram muito mais do que o tempo previamente convencionado e, justamente por esta razão, o tempo de manifestação previamente acordado para a ANGPB foi bastante reduzido, na verdade podemos até mesmo comemorar que foi disponibilizado um tempo, ainda que ínfimo.
Após a Audiência Pública, passamos a utilizar o tempo, não para fazer turismo, mas sim de forma útil para a causa que nos une. Posso afirmar que conversamos e solicitamos reuniões em gabinetes e escritórios, onde o assunto era justamente a Guarda Portuária e a demonstração da diferença entre Autoridade e Gestão em um porto público.
Sobre o Dr. Gabriel Lima, o que tivemos ciência é que chegou em Brasília no dia 02 (domingo) e voltou dia 07 (sexta feira), isto pelo horário e valor das passagens e compatíveis com embarque e desembarque em aeroporto e sua residência ( Rondônia ).
O Dr. Gabriel Lima teve o tempo de conhecer o nosso esforço pelos Guardas Portuários do Brasil e viu que quanto mais contatos fizermos demonstrando publicamente e trazendo ao conhecimento do máximo de pessoas possível o fato de que a Guarda Portuária atua como função essencial e temos como referência função de estado, manuseando inclusive poder de policia e etc, nada mais é do que uma atitude saudável onde a ANGPB cumpre sua missão institucional de forma isenta e apartidária.
A ANGPB como todos sabem só tem um foco, a Guarda Portuária do Brasil.
Eu, não como presidente da ANGPB mas como simples Guarda Portuário, fico demasiadamente indignado com colegas que falam e fazem coisas com a intenção de causar divergências, digo isso usando um eufemismo.
Para o conhecimento de todos, posso afirmar que o Dr. Gabriel Lima, que foi Guarda Portuário em Rondônia, foi prejudicado no seu porto justamente por brigar e lutar pela Guarda Portuária em seu Estado.
Todavia, o tempo passou, e essas aguas moveram os moinhos devidos e tenho a convicção de que sua estadia em Brasília falando da Guarda Portuária se deu ainda pelo amor que nutre para com essa corporação da qual todos nós fazemos parte.
Tenho a certeza que se fosse necessário ele ficar o mês inteiro ele ficaria e assumo a responsabilidade por dizer que esta parceria só está começando.
Concluo dizendo que “Meu partido é a Guarda Portuária”.

Vilmar dos Santos
Presidente ANGPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário