quarta-feira, 13 de julho de 2016

ASSOCIAÇÃO NACIONAL ENVIA OFÍCIO À FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PORTUÁRIOS

Na última segunda-feira (11) a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil - ANGPB enviou ofício ao presidente da FNP, Eduardo Guterra, através do seu vice-presidente, Everandy Cirino, protocolando na sede do SINDAPORT.

Destacando a importância da criação da ANGPB e a representatividade legal da FNP, o documento tem por objetivo deixar claro que a Associação Nacional veio para somar, não para dividir ou disputar.

O ofício ainda cita atitudes tomadas (talvez unilateralmente) por parte de um representante da FNP na tentativa de desqualificar a luta da Guarda Portuária do Brasil por segurança jurídica nas suas atividades.



OFÍCIO 02/2016

Brasília, 11 de julho de 2016.

Ao Ilustríssimo Senhor
EDUARDO LIRIO GUTERRA
Presidente da Federação Nacional dos Portuários – FNP
SDS – Edifício Venâncion IV – Salas 210/212 – Asa Sul
CEP: 70393-903 – Brasília/DF

Assunto: CRIAÇÃO DA ANGPB – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL

Senhor Presidente,

1. Recentemente, conforme foi noticiado através de sites especializados e redes sociais, um pleito antigo de toda Guarda Portuária saiu do papel e oficialmente foi criada a ASSOCIAÇÃO NACIONAL da GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL – ANGPB. Nossa associação vinha sendo trabalhada por anos, e os Encontros Nacionais foram fundamentais nas discussões. Mas, infelizmente, alguns colegas sucumbiram em tal empreitada, fato este alheio às suas vontades. Assim, com as experiências anteriores, logramos êxito na conclusão dos trabalhos, onde um grupo representativo de Guardas Portuários de portos de norte a sul do país reuniram-se nesse objetivo comum.

2. Somos uma entidade associativa, que tem como objetivo a padronização das atividades, um regramento jurídico e a profissionalização dos Guardas Portuários de todo país. Todos esses pontos serão pleiteados por meio de ações coordenadas e parcerias com órgãos do sistema de segurança pública.

3. Reconhecemos e jamais desqualificamos a representatividade da Federação Nacional dos Portuários e seus sindicatos conveniados e possuímos o maior apreço por sua diretoria, a qual nos representa legitimamente. Apenas propomos parceria nos trabalhos e reinvindicações que elevem a Guarda Portuária como instituição centenária na fiscalização e segurança dos Portos Brasileiros.

4. Diante do exposto, não entendemos por qual motivo um representante tem utilizado o nome desta e de outras entidades sindicais para atacar a criação de uma entidade parceira que, claramente, só virá a somar nos anseios políticos, jurídicos e profissionais da Guarda Portuária do Brasil. Deste modo, salientamos que atos de vaidade e desinformação apenas retardarão toda e qualquer possibilidade de melhoria para estes profissionais que sempre defenderam as suas atribuições de norte a sul do país.

5. Por fim, entendemos que somente o trabalho, determinação e interesse comum levarão a Guarda Portuária ao profissionalismo e reconhecimento que tanto almejou nos seus mais de 100 anos de existência.

Com respeito e consideração, nos colocamos à disposição para ajudar sempre que necessário a roborar a GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL.

Vilmar Soares
Presidente da ANGPB


Para acessar o documento original click aqui.

2 comentários: